quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aprender divertindo





A matemática é essencial na vida de todo ser humano,trabalhar com matemática requer raciocínio e criatividade,não é simplismente dar um exercício no caderno ou no livro e explicar o assunto no quadro.Atulmente a maneira de ensiar matemática está sendo alvo de pesquisas,onde o ensino tradicional,por si só não atendem as necessidades dos alunos.Notamos que se faz necessário propor aos alunos atividades lúdicas para que os mesmos possam explorar e serem construtores de conhecimento.
O relatório abaixo é de uma aula em que foi utilizado um jogo como recurso para estímulo a resolução de problemas da multiplicação.Através da atividade Alfabetização da Matemática,ministrada pelo professor Narciso Soares.Essa foi uma aula realizada em dupla.


Jogando com o Caracol


Realizamos a atividade no dia 23 de setembro com a turma do 4º e 5º ano.No primeiro momento,lemos um texto,''O talento e o homem''para incentivar os alunos sobre sua capacidade.A turma mostrou-se empolgada,apenas algus ficaran meio tímidos sem querer participar.Mas com o desenvolver da atividade eles passaram a compreender melhor o objetivo do jogo.
Ao sentirem toda aquela animação,agilidade de uns,tentativas de outros,mas todos com garra e vontade de acertar e ganhar o jogo todos acabaram participando.E em meio aquela euforia,todos querendo jogar ao mesmo tempo,uma vez e outra um aluno gritava:-Pró,me deixa ir!Ele não sabe não,eu sei.Foram horas de dinamismo,onde todo o grupo participou espontaneamente,já que o objetivo principal do jogo, além de envovê-los maciçamente no jogo ,era sempre que um errasse ,passasse a vez para o outro,ou seria eliminado pelo colega para que o outro o substituísse.
Os alunos foram bastante criativos na busca de formas diferente para solucionar as questões que iam sendo sorteadas ou formuladas por eles quando jogavam os dados.Durante o processo da atividade teve um que destacou-se na sua forma diferenciada pra tentar encontrar o resultado de uma conta,na qual ele usou vários xis,bolinhas,só que não conseguia chegar ao resultado desejado.Então começou a fazer triângulos e em cada um colocava o número correspondente à conta.Vale ressaltar que esse aluno apresentava dificuldade na aprendizagem do conteúdo de multiplicação,por fim o seu método deu certo e ele adaptou e continua usando.
A aula foi muito produtiva e alcançamos resultados que foram além das nossas expectativas,sem contar que foi uma aula de matemática bastante divertida e truxe um novo olhar de se trabalhar matemática.

Um comentário:

fabio barros disse...

isso e verdade iza a matematica ela e o ponto de partida para nossa vida, isso foi uma grande experiencia na nossa vida os alunos ficarão muito imtusiasmado e ate mesmo nós supriedendo.